"Mães que vivem sózinhas ou em IPSS´S estarão mais perto dos seus filhos"
- Jornal de Matosinhos

- 2 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Junta leva ainda lembranças ao Hospital Pedro Hispano e Corporações de Bombeiros

Amanhã, o Presidente da Junta, Pedro Sousa, juntamente com um grupo de voluntários, visita um conjunto de mães, com mais de 65 anos, que vivem sozinhas e que, fruto da contingência em que nos encontramos, estão impossibilitadas de estar perto dos seus filhos.
"Hoje, mais do que nunca, devemos assinalar o dia da Mãe, ainda que à distância e de acordo com todas as recomendações da DGS. De facto, entre mãe e filho não deve existir nenhum tipo de barreira, pelo que, temos consciência da dor que todas as mães sentirão neste momento, longe de quem mais amam. A Junta de Freguesia, numa intenção de minimizar este sofrimento, visitará estas idosas que vivem sozinhas, deixando-lhes uma pequena lembrança e aproximando-as dos seus filhos através de uma videochamada", disse o autarca.
Refira-se que este grupo de idosas já é acompanhado, semanalmente, por equipas de voluntários, multidisciplinares que, através de contacto telefónico, transmitem o afecto possível e procuram perceber quais as suas necessidade (alimentos, medicamentos, apoio psicológico, etc).
A par desta ação, a Junta de Freguesia também deixará uma mensagem de esperança e carinho a todas as mães que se encontram institucionalizadas, designadamente, nos Lares de Matosinhos e de Leça da Palmeira.
Estas Instituições têm sido apoiadas por esta autarquia, sendo que, neste caso, serão usados os Tablet´s para a realização de videochamadas entre as mães e seus filhos.
Como é sabido, as visitas aos Lares ainda estão proibidas, pelo que, nas palavras de Pedro Sousa, "a videochamada é a forma possível de serem quebradas barreiras, diminuídas distâncias e reforçado o amor que une uma mãe ao seu filho", concluiu.
Por fim, juntamente com as refeições, a junta de freguesia levará uma flor, bem como uma mensagem de agradecimento e reconhecimento às mães que se encontram a trabalhar na Unidade de Cuidados Intensivos e Urgência do Hospital Pedro Hispano, bem como às que estão em prontidão nas Corporações de Bombeiros Voluntários.
As visitas estão programadas para amanhã, dia 03 de Maio entre as 10h30 e as 13h (turno da manhã) e entre as 15h e as 18h (turno da tarde).
O Presidente da Junta fará algumas destas visitas e irá, pessoalmente, levar o almoço às Corporações de Bombeiros (12h30) e o jantar ao Hospital Pedro Hispano, juntamente com a lembrança simbólica (19h30).







Comentários